NOTÍCIAS TRAPICHE

O uso de navios gigantes automatizados já está sendo estudado


O uso de navios gigantes e automatizados para transportar cargas como minério de ferro e carvão já estão sendo estudados pela maior empresa mineradora do mundo, a BHP Billiton.

Esta inovação pode ser capaz de revolucionar a indústria global da navegação e, por essa razão, segundo o vice- presidente de frete da BHP Rashpal Bhatti, a empresa busca parcerias para contribuir em mudanças tecnológicas no setor.

Ainda segundo o vice-presidente de frete Bhatti os navios autônomos são seguros e eficientes e por esses motivos a BHP quer empregar a tecnologia dentro de uma década. A preferência pelos navios autônomos, sem tripulação, por maiores mineradores seria capaz de gerar economia no mercado de minério de ferro transoceânico de mais de US$ 80 bilhões por ano, o que reflete para essas empesas em menores custos com funcionários operando ou monitorando diversos veículos de transportes como caminhões e trens.

Ainda será realizada uma reunião com o Comitê de Segurança Marítima da IMO (Organização Marítima Internacional) para avaliar a proposta de navios autônomos e de um estudo sobre a operação segura e ambientalmente correta deste veículo sobre as águas.

A tecnologia de navios autônomos já é viável e capaz de ser adotada de acordo com um projeto de mais de US$4 milhões de dólares desenvolvido, que teve como proposta um navio de granéis intercontinental no ano de 2015.

Em Destaque
Noticias Recentes