NOTÍCIAS TRAPICHE

Perfuratriz de operação automática da Atlas Copco chega ao Brasil


A empresa Atlas Copco, líder mundial de soluções para a produtividade sustentável, trouxe para o Brasil uma inovação no setor de mineração: as primeiras perfuratrizes hidráulicas e controladas por controle remoto, para o mercado de rochas ornamentais. O produto denominado de SpeedROC 2FA foi apresentado na Cachoeira Stone Fair, Feira Internacional do Mármore e do Granito.

O SpeedROC 2FA é acoplado em escavadeiras e é operado integralmente por meio de um controle remoto, via rádio, e, até mesmo a escavadeira se tornou operável à distância com essa inovação: a Atlas Copco implementa a interação com o sistema eletrônico da escavadeira. Por dia, a SpeedROC 2FA consegue perfurar até mil metros lineares, que significa, no mínimo, o dobro das antigas perfuratrizes de sistema de controle desatualizado e, por isso, segundo o gerente de produto da fabricante, Daniel Corrêa, o equipamento veio para substituí-las.

O gerente explica, ainda, a agilidade da inovação, que se deve graças às duas hastes de perfuração integral que variam de 3,2 até 4 metros cada. Através de um sistema de encaixe em formato de cone são fixados os bits nestas hastes, proporcionando desta forma um acoplamento mais eficiente de forma que a possibilidade de o bit girar em falso é reduzida, não prejudicando assim a velocidade e a qualidade da perfuração.

Daniel esclareceu que essa tecnologia permite que o SpeedROC 2FA realize perfurações de 28 a 45mm e ainda permite que a operação seja manual, semiautomática ou completamente automática. Além disso, os blocos são separados com dimensões simétricas de acordo com o material perfurado e o correto espaçamento entre os furos. Por este motivo, o SpeedROC 2FA permite que os furos tenham um espaçamento de 15, 20 e 30cm de espaçamento, evitando assim, perdas ocasionadas pelos cantos nos blocos de rocha.

A nova tecnologia lançada pela Atlas Copco já está sendo bem aceita pelo Grupo Thomazini, primeiro cliente da SpeedROC 2FA no Brasil, que até então já comprou sete unidades que estão sendo utilizadas em rochas de tipos diferentes.

Fonte: http://infraroi.com.br/perfuratriz-de-operacao-automatica-da-atlas-copco-chega-ao-brasil/

Em Destaque
Noticias Recentes