NOTÍCIAS TRAPICHE

Elon Musk inspira BHP a mirar boom de veículos elétricos


Elon Reeve Musk, empreendedor da empresa automotiva e de armazenamento de energia da Tesla Motors, ajudou com a sua análise sobre o desempenho dos veículos elétricos a maior empresa de mineração do mundo, a BHP Billiton, a investir em uma nova tendência: a produção de sulfato de níquel.


O presidente de ativos da unidade Nickel West da BHP, Eduard Haegel, contou que a inspiração para o novo investimento partiu de um vídeo assistido por ele onde Elon Musk ressaltou que a bateria dos carros elétricos contém, na maioria das vezes, maiores quantidades de níquel do que de lítio. Haegel percebeu que a demanda gerada pelos veículos elétricos estava aumentando e, como consequência disto, a BHP aprovou um projeto de 43 milhões de dólares para dar início à produção de níquel em sua refinaria a partir de abril de 2019.


Além da grande demanda atual, Eily Ong, analista da Bloomberg Intelligence, declarou que a procura por níquel pode dobrar, a nível global, até o ano de 2050. Diante de toda esta mudança e buscando possíveis clientes no Japão, Coreia do Sul e China, Haegel tem expectativas de que a mineradora se tornará a principal exportadora de níquel.


De acordo com o CEO da empresa de commodities de mineração Glencore, Ivan Glasenberg, a utilização de níquel em baterias poderá ser quadriplicada se houver um aumento de dez por cento na participação de veículos elétricos no mercado global. Segundo Peter Breadford, CEO da Independence Group NL, a elevada demanda no setor de baterias irá causar um grande impacto sobre o mercado de níquel já nos próximos dez anos.


Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/elon-musk-inspira-bhp-mirar-boom-de-veiculos-eletricos-21686742

Em Destaque
Noticias Recentes