NOTÍCIAS TRAPICHE

Maior veículo elétrico do mundo é “peso-pesado”


A busca por materiais menos poluentes, principalmente motores de carros, se tornou incessante nos últimos anos. Os carros elétricos vêm dominando o mercado mundial e mostrando que vieram para ficar e uma grande prova disso é o desenvolvimento do maior veículo elétrico do mundo: um caminhão de carga e descarga para trabalhar dentro de indústrias pesadas.

O caminhão elétrico está sendo desenvolvido em cima de um modelo de um caminhão da marca japonesa de máquinas pesadas Komatsu, e o motor à diesel já foi substituído por um banco de baterias, que consistem em 1.440 células de níquel-manganês-cobalto, com 700 kWh de capacidade de armazenamento e pesam, ao total, 4,5 toneladas. Devido ao peso total de 45 toneladas, o veículo elétrico suporta uma carga de até 65 toneladas e chega a ser tão grande que o motorista precisa subir sete escadas para ter acesso à cabine.

Este gigante elétrico será o responsável por descer e subir terrenos inclinados transportando material e entulhos em uma pedreira nos Alpes Chasseral, em Berna, na Suíça. E é justamente por conta destes movimentos que serão realizados de forma repetida que a tecnologia limpa irá trazer grandes benefícios.

Ao descer terrenos inclinados carregado de mate

riais, o motor do caminhão elétrico irá funcionar como um gerador que recarrega a bateria a partir do movimento de freio do veículo, que irá transformar a energia cinética em energia elétrica. Para retornar, ou seja, subir novamente o terreno inclinado, o caminhão elétrico vazio poderá utilizar esta energia armazenada.

Os grandes parceiros desta ideia verde e limpa são os cientistas do Instituto Suíço de Pesquisa em Tecnologia em Ciência de Materiais (EMPA) e um consórcio suíço de empresas, incluindo o Grupo revendedor de caminhões de descarga Kuhn.

Fonte: https://exame.abril.com.br/tecnologia/maior-veiculo-eletrico-do-mundo-e-peso-pesado/

Em Destaque
Noticias Recentes