NOTÍCIAS TRAPICHE

Votorantim Metais cria planta para reaproveitar resíduos de mineração



A Votorantim Metais, empresa global de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos, criou uma Planta Piloto de Extração de Metais que tem como objetivo possibilitar a recuperação de metais valiosos reaproveitando resíduos de mineradoras, barragens, metalúrgicas, siderúrgicas e cooperativas de reciclagem de lixo.


Para conseguir extrair metais dos resíduos a empresa utiliza tecnologia piro metalúrgica, considerada inédita no Brasil, que tem por princípio superaquecer os resíduos para conseguir obter metais que tenham algum valor. A Planta Piloto, que possui capacidade para 70 litros por experimento, já realizou a recuperação de metais em resíduos de siderúrgicos, barragens e o mais importante, em materiais de origem urbana como televisões e computadores.


O Projeto, que contou com um investimento de R$3 milhões, traz além de tudo grande benefício ambiental. Segundo André Oliveira, gerente da Área de Desenvolvimento de Produtos Industriais do Senai Cimatec, “o seu conceito está fortemente amparado na sustentabilidade, pois, ao mesmo tempo em que consegue reduzir impactos ambientais, agrega valor aos resíduos”. Ainda segundo o gerente, a Planta Piloto possui grande versatilidade já que “pode ser utilizada para pesquisas e testes para um grande espectro de resíduos das áreas de mineração e sucata eletrônica”.


Além da parceria deste projeto com o Senai Cimatec, a Votorantim Metais já desenvolveu diversas outras ações que se destacaram não apenas no Brasil como em todo o mundo sendo uma delas o FlatFish, um veículo autônomo submarino em parceria com a Shell.


Fonte: https://portaldamineracao.com.br/votorantim-metais-cria-planta-para-reaproveitar-residuos-de-mineracao/

Em Destaque
Noticias Recentes