NOTÍCIAS TRAPICHE

Diamante da Paz de Serra Leoa é vendido por US$ 6,5 milhões


Um dos maiores diamantes brutos do mundo foi vendido pela Serra Leoa, país da África Ocidental, nesta segunda-feira, por 6,5 milhões de dólares em um leilão realizado em Nova York - e que tinha como objetivo arrecadar fundos para projetos de desenvolvimento no país do oeste africano.


A gema, mais conhecida como "Diamante da Paz", terá todo o valor arrecadado com a venda destinado ao governo e ao povo de Serra Leoa. Em março ainda deste ano o diamante foi descoberto na região do leste do país, em Konos, por um pastor cristão que cedeu o achado para que o governo realizasse a venda.


A pedra de 709 quilates e a maior já descoberta em território africano, que foi adquirida pelo joalheiro de luxo britânico Laurence Graff, já havia sido exibida anteriormente para 70 potenciais compradores e, inclusive, já havia recebido uma oferta em maio deste ano, no primeiro leilão realizado na capital Freetown, de 7,8 milhões de dólares, que foi rejeitada.


Segundo especialistas, este é o 14º maior diamante, no quesito tamanho, já encontrado no mundo. O nome dado a ele, "Diamante da Paz" remete a uma tentativa de esquecer e pôr fim aos "diamantes de sangue", responsáveis por conflitos e incontáveis mortes nos países africanos por muitos anos.


Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/diamante-da-paz-de-serra-leoa-e-vendido-por-u65-milhoes-em-leilao,dd02ef5031c46f0c5ba7eeb7eb0bc245grwwb6wm.html

Em Destaque
Noticias Recentes