NOTÍCIAS TRAPICHE

Descoberta de lítio pode mudar a realidade de uma das regiões mais pobres de MG


Apresentando o mais baixo PIB per capta das dez regiões de Minas Gerais, a região do Vale do Jequitinhonha pode ter a chance de mudar o cenário atual após a descoberta, no mês de março pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), de lítio com potencial de exploração.


O metal é de extrema importância e chega a ser indispensável para o funcionamento principalmente de baterias de carros e dos atuais smartphones. No local ainda estão sendo realizados trabalhos com o objetivo de avaliar se a disponibilidade do mineral é realmente em grande proporção, mas a busca segue otimista segundo o engenheiro da Sigma Mineração, Itamar Resende, que acredita no benefício de a região do Vale ser uma reserva de lítio no Brasil e uma das maiores do mundo.


O Ministério Público Estadual começou, em dezembro, a discutir a instalação de um polo de exploração no Vale, visando a exportação de minério de lítio entre os municípios de Araçuaí e Itinga, e pretende investir cerca de US$ 500 milhões neste projeto. O Promotor de Justiça Leonardo Duque Barbabela salientou que neste momento a mobilização da comunidade local é extremamente necessária para que o projeto possa ser agilizado e que “Queremos aglutinar os esforços de todos os atores envolvidos para a melhoria da economia local do Vale do Jequitinhonha. Através das prefeituras, da Associação de Desenvolvimento do Vale, da comunidade local, queremos todos unidos nesse processo de discussão para que essa oportunidade seja benéfica para todos”.


Com o crescimento cada vez maior do mercado de lítio pelo mundo, a Sigma Mineração acredita que as reservas do lítio no Brasil serão um destque mundial e planejam começar com as extrações já no ano de 2019.


Fonte: https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/01/03/descoberta-de-litio-pode-mudar-realidade-de-uma-das-regioes-mais-pobres-de-mg.html

Em Destaque
Noticias Recentes