NOTÍCIAS TRAPICHE

Uso de drone ajuda na proteção do ecossistema da Reserva Natural Vale e região


Já há algum tempo os Drones estão ganhando o seu espaço não só como um brinquedo, mas como um instrumento de apoio principalmente à polícia civil, ambiental e florestal graças à sua capacidade de monitoramento em tempo real. Na Reserva Natural Vale em Linhares, região norte do Espírito Santo, a equipe de proteção ecossistêmica adotou um drone para ajudá-los no monitoramento.


Com o objetivo de auxiliar a preservação da Reserva, que possui 23 mil hectares, a ferramenta visa identificar e combater incêndios, pescas ilegais, atividades de caças e fiscalizar as margens dos rios.


Até o momento, segundo o inspetor da Prosegur, empresa que presta serviços de segurança empresarial, Gilmar Teixeira de Oliveira, a ferramenta está apresentando resultados positivos e contribuindo para a sustentabilidade: “O uso do equipamento foi um sucesso. Do alto e a uma distância de 2km, foi possível avistar vestígios em área restrita, eliminando o risco do confronto direto com possíveis indivíduos que estejam praticando algum ato ilegal neste complexo florestal. No local encontramos um barco escondido, o que indica movimentação ilegal de pesca. Isso só foi possível graças ao uso do drone”.


De acordo com Vagno Fernandes, o operador do drone durante o monitoramento, o grande e principal objetivo do uso da ferramenta “é com isso sermos os olhos da equipe de proteção numa distância segura e eliminando o risco de confronto direto com possíveis pessoas que estejam praticando algo ilegal nas áreas das reservas”.


Fonte: http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/uso-de-drone-ajuda-na-protecao-do-ecossistema-da-reserva-natural-vale-e-regiao.aspx

Em Destaque
Noticias Recentes