NOTÍCIAS TRAPICHE

Centro de Desenvolvimento Mineral da Vale recebe doação de meteorito raro que caiu em Serra Pelada



No dia 29 de junho, exatamente após um ano, o fragmento do meteorito que caiu no ano passado na cidade de Curionópolis, Pará, foi doado para o Centro de Desenvolvimento Mineral da Vale (CDM). Apesar de pequeno, o pedaço encontrado do meteorito, que pesa cerca de 6 gramas e é do tamanho de um polegar, é bastante valioso pelo fato de ser raro.


De acordo com estudos realizados, o meteorito, batizado de Serra Pelada por ter caído nesta região, que é famosa pelo garimpo nos anos 80, é originário do segundo maior asteroide do sistema solar, o Vesta, e a probabilidade de um meteorito deste tipo cair no Brasil, segundo o geólogo do DCM, Rogerio Kwitko, é muito baixa devido à necessidade da conjunção de diversos eventos e fatores.


O alto valor do Serra Pelada não se deve, portanto, à sua composição mas sim à raridade do fragmento, que é alvo de disputa entre cientistas e colecionadores visto que no Brasil existem apenas outros dois registros de queda de meteorito deste tipo datadas: em 1923 – Serra de Magé, Pernambuco –, e em 1957 – Ibitira, Minas Gerais.


O pequeno pedaço do meteorito pode ser visto agora por todos que frequentarem o acervo de minerais, rochas e minérios no Centro de Desenvolvimento Mineral da Vale. Por não ser uma coleção formal o espaço não está aberto para o público externo, mas está disponível para qualquer visitante do DCM.


Fonte: http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/centro-de-desenvolvimento-mineral-da-vale-recebe-doacao-de-meteorito-raro-que-caiu-em-serra-pelada.aspx

Em Destaque
Noticias Recentes