top of page

NOTÍCIAS TRAPICHE

Empresas de mineração assumem compromisso ambiental



As empresas líderes mundiais no setor de mineração e metais, associadas ao Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), assumiram um compromisso firme de adotar ações imediatas e efetivas para impulsionar a saúde, diversidade e resiliência das espécies, ecossistemas e processos naturais. Esta iniciativa é parte de um esforço coletivo para assegurar um futuro promissor e sustentável para o meio ambiente até o ano de 2030.


Os minerais produzidos de maneira responsável têm papel essencial para promover objetivos globais de desenvolvimento sustentável, a busca por materiais críticas não devem causar danos ao meio ambiente.


“A indústria mineira deve a sua existência a natureza. Numa altura em que a saúde do nosso mundo natural está em perigo, mas a procura de minerais críticos está prestes a aumentar, comprometendo-nos com uma ação coletiva significativa para ajudar a criar um futuro positivo para a natureza”, disse Rohitesh Dhawan, presidente e CEO do ICMM.


Especialista e líderes de empresas e membros de associações do ICMM, assim como a sociedade civil, academia, representantes indígenas e órgãos de investidores e divulgação, criaram 5 novos compromissos, são eles:


·        Proteger e conservar áreas intocadas do ambiente natural: proibir mineração ou exploração em Sítios de Patrimonio Mundial e respeitar todas as áreas protegidas legalmente.

 

·        Interromper a perda de biodiversidade nas operações: buscar atingir um balanço zero na perda de biodiversidade em todos os locais de mineração, com o objetivo de não ter nenhuma perda líquida em comparação com uma linha de base estabelecida em 2020.

 

·        Promover a colaboração entre as cadeias de valor: estabelecer iniciativas e parcerias estratégicas voltadas para interromper e reverter a perda da natureza ao longo das cadeias de abastecimento e distribuição.

 

·        Restaurar e aprimorar paisagens: promover a revitalização e melhoria das paisagens ao redor das áreas operacionais, por meio de parcerias locais que incluem povos indígenas, comunidades tradicionalmente ligadas à terra e comunidades locais.

 

·        Impulsionar transformações mais abrangentes: tomar medidas decisivas para reformar os sistemas essenciais que contribuem para a perda da natureza, incentivando e criando oportunidades para a recuperação e revitalização dos ambientes naturais

 

De acordo com o ICMM, esses compromissos se aplicam na natureza em geral: terra, água doce, oceanos e atmosfera) além de serem apoiados por divulgações transparentes sobre os resultados de desempenho.

 

 

Comentários


Em Destaque
Noticias Recentes
bottom of page