Investidores apoiam fundos a combate às mudanças climáticas
Um estudo realizado pela GlobeScan com o InfluenceMap revela que os investidores de varejo desejam que fundos de investimento atuem mais nas questões climáticas, proteção ambiental e desigualdade econômica. Há um forte apoio para que esses fundos pressionem governos para agir contra mudanças climáticas e finanças empresariais focadas em energias limpas.
A pesquisa envolveu quase 5.000 investidores de varejo de dez países e territórios (Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Japão, Singapura, Reino Unido e EUA), realizada em julho e agosto de 2023. Os resultados indicam um forte apoio esses investidores a fundos de investimento que adotam posturas mais ativas em questões climáticas.
Os investidores na Alemanha são especialmente fornecidos para apoiar fundos de investimento envolvidos em questões climáticas, em contraste com o apoio mais moderado distribuído em mercados asiáticos como Hong Kong, Japão e Singapura. Aproximadamente 44% dos investidores de varejo defendem fortemente que esses fundos pressionem os governos para agir contra as mudanças climáticas, e uma parcela semelhante (43%) oferece algum apoio. Além disso, 42% dos investidores de varejo endossam intensamente o financiamento de fundos de investimento em empresas que favorecem energias mais limpas.
Já 39% dos entrevistados apoiam firmemente que fundos de investimento promovem ações climáticas nas empresas investidas, com 48% apoiando de maneira geral. Além disso, 38% dos investidores de varejo favorecem que os fundos evitem empresas com grande impacto climático, com 43% apoiando em algum nível.
Investidores de varejo demonstram apoio significativo para que os fundos de investimento informem sobre o impacto na natureza e vida selvagem (87%), desigualdade econômica (87%) e mudanças climáticas (86%).
Comments