NOTÍCIAS TRAPICHE

China quer construir ferrovia atravessando o Brasil


O porto de Ilhéus, na Bahia, está sendo estudado para integração pela CRCC (China Railway Construction Corporation), uma das maiores empresas ferroviárias do mundo, que visa liderar um consórcio para construir a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que deverá ter cerca de 1.500 quilômetros e cruzar com a FNS (Ferrovia Norte-Sul).


Atualmente, os chineses encontram algumas dificuldades para transportar a soja comprada aqui no Brasil visto que os grãos adquiridos precisam ser conduzidos por caminhões até o porto de Santos, em São Paulo, ou transportados até um cruzamento da Ferrovia Norte-Sul rumo ao porto de Itaqui, no Maranhão.


Por este motivo, o objetivo que os chineses possuem, além de criar alternativas para escapar do canal do Panamá, é transportar a soja comprada do Centro-Oeste até o porto de Ilhéus. Esta proposta foi apresentada pelo grupo CRCC ao governo brasileiro liderado por Michel Temer, durante a sua viagem para a China em agosto deste ano, e deixou claro que não pretende economizar ao investir na infraestrutura visto que possui grande interesse na segurança do fornecimento de energia e alimentos do Brasil.


Com um custo total da obra estimado em R$50 bilhões, o governo da Bahia já começou a contatar o pessoal responsável para desenvolver o projeto e espera-se que ainda no início no próximo ano, em 2018, a ferrovia já tenha sido licitada no governo de Michel Temer.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1938331-china-quer-construir-ferrovia-no-brasil.shtml

Em Destaque
Noticias Recentes