NOTÍCIAS TRAPICHE

Mineração está presente na história do Brasil


O Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500 e, desde então, há 518 anos, a extração mineral é considerada a fonte de geração de riquezas para o País. Essa íntima relação entre o descobrimento do Brasil e as atividades de extrativismo deve-se com a chegada e o governo dos portugueses, que impulsionaram diversas expedições em busca de metais valiosos e pedras preciosas.


Entre 1709 e 1720, no início do século XVIII, finalmente o ouro e as pedras preciosas foram encontradas em áreas que, atualmente, correspondem aos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, o que impulsionou fortemente a ocupação territorial e o desenvolvimento do País com as relações comerciais que foram fortalecidas. Com esse acontecimento e com todo o movimento urbano que estava acontecendo na época - as pessoas passaram a viver mais nas cidades devido ao desenvolvimento das relações comerciais - novos grupos sociais começaram a surgir como os médicos, advogados, comerciantes e artesãos.


O século XX, entre os anos de 1930 e 1980, foi marcado pela mudança do cenário da mineração no Brasil devido à profissionalização do setor por meio de incentivos do governo, fato este que serviu para criar a base de uma economia industrial. Em 1980 a contribuição da mineração para a produção total do PIB do país já correspondia a cerca de 1%, enquanto no ano de 1950 a mesma correspondia a apenas 0,4%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).


A industrialização do setor mineral foi indispensável para movimentar a economia do País de forma responsável e para minimizar impactos ambientais e sociais. É nítido que, até hoje, a mineração é uma das principais atividades econômicas do Brasil, sendo a responsável por 30% do saldo da balança comercial.


Fonte: http://portaldamineracao.com.br/mineracao-esta-presente-na-historia-do-brasil/

Em Destaque
Noticias Recentes