NOTÍCIAS TRAPICHE

O que são os misteriosos cristais verdes encontrados após a erupção do vulcão Kilauea, no Havaí



Após entrar em erupção no dia 3 de maio deste ano o vulcão Kilauea, localizado no Havaí, fez diversos habitantes afetados se questionarem se o mesmo estaria recompensando-os com chuvas de cristais verdes que apareceram nos arredores do vulcão logo após a sua erupção, como mostram diversas fotos que estão circulando nas redes sociais.


Como o Kilauea está ativo desde 1983, o serviço geológico dos Estados Unidos ainda está avaliando os efeitos da erupção mais recente, no entanto, especialistas adiantaram à BBC News que as pedras verdes que aparecem nas fotos são pedaços de olivina, um mineral que é bastante comum em áreas vulcânicas e que possuem tamanhos variados e que o aparecimento dessas pedras pode ser associado com erupções antigas, mas não com esta última.


A meteorologista Erin Jordan ficou tão impressionada que escreveu no seu Twitter: "Amigos meus vivem no Havaí, bem ao lado da área afetada pelos fluxos de lavas mais recentes. No meio da destruição dos arredores e do estresse causado pelo desconhecido, eles acordaram com isso: pequenos pedaços de olivina por todo o chão. Está literalmente chovendo joias. A natureza é realmente incrível".


O geólogo Gary Lewis disse à BBC News Mundo que a olivina é “muito frequente no Havaí. É um dos componentes fundamentais do basalto, um mineral que compõe 99,99% das rochas dessas ilhas". Quando este mineral é expelido pelo vulcão e entra em contato com a água, ou mesmo quando a lava esfria, ele se transforma em uma olivina com qualidade da pedra, mais conhecida como peridoto.


Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44560288

Em Destaque
Noticias Recentes