NOTÍCIAS TRAPICHE

Cientistas descobrem "dunas fantasmas" em Marte


Em estudo publicado recentemente no Journal of Geophysical Research: Planets, um jornal periódico nos Estados Unidos, cientistas da Universidade de Washington expuseram de forma detalhada a descoberta de diversas dunas fantasmas na superfície de Marte, e ainda disseram como esta descoberta influencia nas pesquisas futuras do planeta em questão.


A descoberta foi feita a partir de análises de imagens de satélite, e em um anúncio, a União Americana de Geofísica esclareceu que “dunas fantasmas” são espaços onde uma vez existiram dunas de areia. Estima-se que as dunas tinham entre e 40 e 75 metros de altura e que o seu declínio começou a ocorrer por volta de dois bilhões de anos atrás, devido a inundações de água e lava de vulcões.


Os pesquisadores identificaram 480 dunas fantasmas na região de Valles Marineris, considerado o maior conjunto de cânions do Sistema Solar, em Marte. Baseando-se nestes dados pode-se dizer que Marte era completamente diferente do planeta que se tem conhecimento atualmente.


Mackenzie Day, pesquisadora da Universidade de Washington e autora dos estudos, afirmou que "Esses buracos sozinhos não são suficientes para identificar uma duna, mas juntos, têm tantas características em comum com dunas terrestres e marcianas que teríamos que inventar alguma explicação muito fantasiosa para afirmar que são qualquer outra coisa que senão dunas".


Fonte: https://revistagalileu.globo. com/Ciencia/noticia/2018/07/ cientistas-descobrem-dunas- fantasmas-em-marte.html

Em Destaque
Noticias Recentes