top of page

NOTÍCIAS TRAPICHE

Economia circular é oportunidade de negócio também para mineradoras


A indústria da mineração vê a transição para a economia circular também como uma oportunidade de negócio para o próprio setor. A princípio, embora a reutilização de produtos, que são fabricados a partir de minérios, possa representar um inibidor da atividade de produção de minérios, a visão do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) vai no sentido contrário.


Segundo o diretor-presidente do Instituto, Flávio Penido, “esse modelo contribui para que o aumento da competitividade empresarial seja alcançado de forma sustentável, por meio do uso racional dos recursos naturais e do desenvolvimento de novas cadeias produtivas, com geração de emprego e renda”.


Para ele, “a transição para a economia circular requer investimentos para que as empresas, sejam mineradoras ou de outros setores, possam adquirir tecnologias e desenvolver processos que conduzam suas atividades para um modelo circular, além da discussão e implantação de políticas públicas específicas”.


Flávio Penido participou na manhã desta 4a feira (16/10) da solenidade de abertura do ‘Seminário Mineração Urbana e Economia Circular na Mineração’, organizado no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.


A economia circular representará importante e crescente papel na realidade futura da mineração, acredita. “No mundo inteiro, o crescimento populacional e o consequente aumento da procura por produtos manufaturados exigem, cada vez mais, a criação de estratégias para o uso eficiente dos recursos naturais. Diante dessa realidade, o setor mineral investe em novos modelos de negócio, na utilização cíclica de produtos e materiais e no redesenho de processos e produtos”, afirma.


Também participaram da solenidade, representantes dos ministérios de Minas e Energia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Centro de Tecnologia Mineral; do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, entre outras organizações públicas e privadas.


O evento tem o apoio do IBRAM, entre outras organizações. Também estavam presentes à mesa de abertura a secretária executiva do MME, Marisete Pereira, representando o titular da Pasta, Almirante Bento Albuquerque; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Paulo Cesar Rezende; o diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral da SGM/MME, Enir Sebastião Mendes; o diretor do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Fernando Antonio de Freitas Lins; e a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite Oliveira.


Fonte: http://portaldamineracao.com.br/ibram/economia-circular-e-oportunidade-de-negocio-tambem-para-mineradoras/

Em Destaque
Noticias Recentes
bottom of page