top of page

NOTÍCIAS TRAPICHE

Komatsu coloca em operação seu primeiro caminhão híbrido diesel-elétrico

  • trapichedperrone
  • 12 de ago.
  • 3 min de leitura
ree

A Komatsu, em colaboração com a Boliden, anunciou o comissionamento e o início dos testes de campo do primeiro caminhão diesel-elétrico da nova série Power Agnostic (PA). O modelo Komatsu Power Agnostic 930E foi implantado na mina de cobre Aitik, operada pela Boliden em Gällivare, na Suécia, representando um avanço significativo na transição para operações de mineração de superfície com menor impacto ambiental.


Apresentado ao público durante a MINExpo 2024, em Las Vegas, o caminhão chamou atenção por seu design modular e escalável, voltado para a integração com diferentes fontes de energia, uma característica central da série Power Agnostic. A unidade exibida no evento foi justamente a destinada à mina Aitik, sendo a primeira a iniciar testes operacionais em campo.


Agora em operação em uma das maiores e mais produtivas minas de cobre a céu aberto da Europa, o caminhão passará por uma fase de testes intensivos ao longo de 12 meses, avaliando seu desempenho, eficiência energética e potencial de redução de emissões em condições reais de operação.


Construído sobre a nova plataforma modular Power Agnostic (PA) da Komatsu, o caminhão 930E oferece flexibilidade operacional e está preparado para a transição energética no setor de mineração. Essa plataforma permite que os clientes iniciem suas operações com motorização a diesel e, posteriormente, façam a migração para fontes de energia alternativas, como baterias elétricas ou células de combustível a hidrogênio de acordo com suas necessidades operacionais, maturidade tecnológica e ritmo dos esforços de descarbonização.


A incorporação da funcionalidade de assistência a carrinhos a diesel aprimora ainda mais o desempenho do equipamento, contribuindo para a redução do consumo de combustível e das emissões. Além disso, essa solução híbrida prepara o terreno para uma eventual mineração totalmente eletrificada. “Integrar o Power Agnostic 930E à nossa frota reflete a ambição da Boliden de estar na vanguarda da mineração sustentável”, afirmou Jonas Ranggard, gerente sênior de projetos da Boliden. "A parceria com a Komatsu neste piloto nos ajuda a explorar soluções inovadoras que se alinham com nossas metas climáticas, ao mesmo tempo em que continuamos a oferecer produtividade e desempenho. Vemos grande potencial nessa tecnologia e estamos ansiosos para ver aonde ela pode nos levar." 


Como membro fundador da Aliança de Gases de Efeito Estufa da Komatsu, a Boliden reafirma seu compromisso com um futuro mais sustentável para a mineração. O próximo ciclo de testes proporcionará uma oportunidade valiosa para que Komatsu e Boliden coletem dados operacionais detalhados e insights estratégicos, fundamentais para impulsionar o avanço das soluções voltadas à descarbonização do transporte rodoviário nas operações de mineração.


“Isso é mais do que apenas uma conquista técnica, é um avanço significativo em nosso compromisso conjunto com a mineração com zero emissão”, disse Jeroen De Roeck, Gerente Sênior de Mineração da Komatsu Europa. “Ao comissionar o primeiro caminhão elétrico a diesel da nossa série PA na Mina Aitik da Boliden, estamos transformando a visão em realidade. Nossa parceria com a Boliden é um exemplo brilhante de como a colaboração pode impulsionar a inovação sustentável na mineração”. Os aprendizados deste teste de campo desempenharão um papel fundamental na orientação de avanços futuros na linha de produtos agnósticos em termos de energia da Komatsu. Isso apoiará a ambição compartilhada de ambas as empresas de descarbonizar as operações de mineração e impulsionar o progresso em direção a um futuro com menos emissões.

 

 
 
 
Em Destaque
Noticias Recentes
bottom of page