NOTÍCIAS TRAPICHE

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País


Nas últimas semanas o presidente da república Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se reuniram para o lançamento oficial do PMD, o programa Mineração e Desenvolvimento. Trata-se de um programa que será publicado em forma de portaria ministerial e tem como intuito a definição da agenda do governo para o período que se estende de 2020 até 2023. São 110 metas sobre questões que variam entre diversos blocos como da economia mineral, sustentabilidade ambiental e investimentos.


"A mineração é uma das grandes forças da economia brasileira, importante vetor do progresso e sinônimo do seu desenvolvimento para a promoção do bem-estar de todos. O estilo de vida que a sociedade moderna adotou com uma infinidade de bens, produtos, equipamentos e recursos tecnológicos torna indispensável, cada vez mais, a utilização dos bens minerais. A mineração, portanto, é mais que essencial, ela é imprescindível para o Brasil e para o mundo", afirmou Bento Albuquerque durante a cerimônia de lançamento do programa.


Dentre as metas adicionadas no PMD, alguns chamam bastante a atenção, como, por exemplo, a regulamentação da mineração em terras indígenas e a ampliação de áreas de aproveitamento mineral. Também foram apontadas como metas importantes o combate à mineração irregular e o estímulo à legalização das atividades.


Confira o PMD completo diretamente no site oficial do ministério de Minas e Energia.


Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2020/09/lancado-programa-mineracao-e-desenvolvimento-que-vai-estimular-retomada-do-pais

Em Destaque
Noticias Recentes