NOTÍCIAS TRAPICHE

Vale inaugura Fábrica de produtos de construção civil para aproveitar rejeitos minerários


Aconteceu no último dia 17 a inauguração da Fábrica de Blocos de Pico, uma fábrica de produtos para a construção civil, que tem como intuito usar em suas produções rejeito de mineração como matéria-prima principal.


A Fábrica está instalada na Mina do Pico, na cidade de Itabirito (MG) e auxiliará na circulação econômica da cidade. Isso porque, após passado o período de testes, a expectativa é de que a fábrica consiga aproveitar cerca de 30mil toneladas de rejeitos todos os anos. Com isso, 3,8 milhões de produtos pré-moldados serão fabricados.


Dentre esses pré-moldados estão pisos intertravados, placas de concreto, blocos de vedação, manilhas e outros.


O investimento inicial em pesquisa e desenvolvimento da Fábrica de Blocos de Pico foi de mais de R$ 25 milhões. A ideia é desenvolver maneiras de aproveitar os rejeitos de forma cada vez mais eficiente. Para tanto, a Fábrica contará com suporte técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Será um time de 10 pesquisadores do CEFETMG atuando na pesquisa nos próximos dois anos. Dentre eles estão professores, técnicos laboratoriais, e alunos de graduação, pós-graduação e curso técnico.


Fonte: http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/21045-vale-inaugura-fabrica-de-blocos-produzidos-com-rejeitos-da-mineracao

Em Destaque
Noticias Recentes