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Volvo inicia produção do maior ônibus elétrico do mundo no Brasil

  • trapichedperrone
  • 5 de jun.
  • 3 min de leitura

A fábrica da Volvo, localizada em Curitiba (PR), entrou para a história da indústria global de veículos comerciais ao iniciar a produção do maior ônibus elétrico do mundo. Trata-se do chassi biarticulado 100% elétrico, batizado de BZRT (Bus Zero Rapid Transit). O primeiro modelo saiu da linha de montagem no dia 8 de maio.


Com impressionantes 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado se destaca como uma solução de transporte coletivo de alta eficiência. Ele é capaz de transportar o mesmo volume de passageiros que um metrô, porém com custos de implantação e operação significativamente menores e mantendo o benefício das zero emissões.


“O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. 

 

Sobre o Volvo BZRT


Totalmente elétrico, o Volvo BZRT está equipado com dois motores de 200 kW cada, somando 400 kW de potência, o equivalente a 540 cavalos. Essa força é gerenciada por uma caixa de câmbio automatizada de duas marchas, baseada na consagrada transmissão Volvo I-Shift, garantindo desempenho suave e eficiente mesmo em trajetos urbanos exigentes.


De acordo com a montadora, o modelo pode receber até oito baterias, totalizando uma impressionante capacidade de 720 kWh. Isso proporciona uma autonomia de até 250 km com uma única carga. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e da potência da estação utilizada, oferecendo flexibilidade operacional para diferentes realidades de transporte público.


Um dos grandes diferenciais do BZRT está na distribuição inteligente de peso e no equilíbrio dinâmico do veículo. Com os motores e baterias posicionados no centro do chassi, abaixo do piso, o ônibus ganha em estabilidade e segurança. Além disso, essa configuração permite o uso de carrocerias com salão totalmente livre, oferecendo mais espaço e conforto aos passageiros.


“Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionais, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”, complementa.


Alinhado à visão global da Volvo de alcançar zero acidentes, o BZRT incorpora uma série de avançadas tecnologias de segurança ativa. Entre os destaques estão câmeras inteligentes para identificação de situações de risco, sensores frontais e laterais para monitoramento dos pontos cegos, leitores automáticos de placas de trânsito e de limites de velocidade, além do inovador sistema de “Zonas de Segurança”. Esse recurso utiliza monitoramento por GPS para reduzir automaticamente a velocidade do ônibus em áreas pré-determinadas, como escolas ou cruzamentos perigosos.


Outro diferencial tecnológico é o Volvo Dynamic Steering (VDS), um sistema de direção de alta precisão que proporciona mais estabilidade e controle, especialmente em manobras delicadas e em condições adversas.


O desenvolvimento do Volvo BZRT faz parte do ciclo de investimentos da marca no Brasil, que totaliza R$ 1,5 bilhão no período de 2023 a 2025, um compromisso que reforça o protagonismo da Volvo na mobilidade elétrica e segura no transporte coletivo.

 

 
 
 

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