NOTÍCIAS TRAPICHE

Reciclagem do concreto pode beneficiar o meio ambiente


Uma das principais preocupações desde o começo até o fim de uma obra é o descarte dos materiais utilizados na mesma e, em especial, do concreto que deve ser descartado de forma consciente para que, assim, não corra o risco de causar danos ambientais.


De acordo com o consultor e especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, Luiz de Brito Prada Vieira, com exceção dos especiais, como os pigmentados e os que recebem adição de fibras, praticamente todos os tipos de concreto podem ser reciclados como, por exemplo, o endurecido e o fresco.


Em média, cerca de 3% de tudo que uma concreteira produz acaba retornando para as plantas como forma de resíduo. Para as concreteiras e construtoras há, além dos ganhos ambientais, o benefício econômico por conta da economia de matéria-prima de retirada e disposição de resíduos.


O processo de reciclagem do concreto endurecido consiste em utilizar um britador que é específico para essa finalidade. Para o processo de reciclagem do concreto fresco existem duas maneiras de fazê-lo: a primeira é reduzindo a velocidade de hidratação do concreto, por meio de um aditivo estabilizador, fazendo com que o tempo do concreto em estado fresco seja prolongado. Já a segunda maneira é realizada por meio do uso de materiais mecânicos e lavagem, sob pressão, forçada do concreto, separando o cimento dos agregados.


Para o especialista, “O principal ganho na reciclagem é o ambiental. Porém, é importante avaliar o balanço ambiental caso a caso, considerando quesitos como método de reciclagem, equipamentos, demanda de energia do processo e qualidade do produto resultante”.


Fonte: http://portaldamineracao.com.br/reciclagem-do-concreto-pode-beneficiar-o-meio-ambiente/

Em Destaque
Noticias Recentes