top of page

NOTÍCIAS TRAPICHE

Belém receberá em 2020 evento internacional de mineração


O setor da mineração, da pesquisa ao mercado mundial, passando pela legislação à inovação, estará reunido em Belém, de 24 a 27 de agosto de 2020, na Exposibram, evento lançado na sede da Fiepa, na noite de quarta-feira (13), com a presença de representantes do poder público, indústria e entidades de classe.

“A Sedeme se une ao Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram) e demais organizações apoiadoras, para que avancemos para um novo ciclo da mineração com práticas sustentáveis e inovadoras. Essa é uma diretriz do governador”, enfatizou o secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Econômico, Carlos Ledo, que no evento representou o governador Helder Barbalho, e o titular da Sedeme, Iran Lima.

Carlos Ledo recordou que, em setembro deste ano, o governador do Pará foi convidado e fez questão de participar da abertura da Exposibram 2019, em Belo Horizonte, que mobilizou 490 estandes, 26 países, 1.300 inscritos no Congresso Brasileiro de Mineração e nada menos do que 55 mil participantes circulando pela Expominas, o Centro de Exposições de BH.

O Governo do Pará participou com destaque da edição mineira, levando servidores públicos estaduais, entre geólogos e engenheiros de mina, com expertise na prospecção de novos investimentos e atração de negócios e projetos para a economia estadual, sempre com o foco na verticalização das nossas riquezas minerais.

A última vez que o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) trouxe a Belém um de seus principais eventos, foi em 2014. A Exposibram Belém 2020 reunirá tanto a Exposição Internacional da Mineração como o Congresso de Mineração. “É a primeira vez que o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) traz a Belém um de seus principais eventos. Temos orgulho de sermos um Estado mineral’’, destacou o vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça, saudando o apoio decisivo do Governo do Pará ao evento.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, “o segmento minerário nunca esteve tão unido e forte”, disse ele, que fez questão de ressaltar que a responsabilidade só aumenta com a edição Belém da Exposibram.

“O Pará já é o maior Estado em minério de ferro, mas a mineração é feita de pessoas, de gente, de paraenses, de mineiros, de brasileiros. Então, já fica aqui um desafio para a feira que é mostrar a importância da mineração no dia a dia das pessoas” - José Fernando Gomes Jr, presidente do Simineral.

O presidente-executivo do Ibram, Flávio Ottoni Penido, frisou que somente 30% do território nacional tem o que pode se considerar uma pesquisa geológica básica, portanto o Brasil ainda tem forte potencial a ser pesquisado, e na área continental do território paraense isso não é diferente.

“Por que Belém? Por que o Pará? Esperamos atrair uma atração internacional para o Estado, com fornecedores de equipamentos, empresas minerárias nacionais e estrangeiras, palestrantes brasileiros e do exterior para que aqui se discuta a mineração com respeito às leis ambientais, às comunidades, e com desenvolvimento de negócios’’, concluiu Flávio Penido.

Empresários e gestores executivos de mineradoras com atuação no Pará prestigiaram o lançamento da Exposibram 2020, na sede da Fiepa, assim como equipes da Sedeme e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).

Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/16355/

Em Destaque
Noticias Recentes
bottom of page