Maior jazida de minério de ferro do mundo é anunciada na Austrália
- trapichedperrone
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Foi anunciada na Austrália aquela que já é considerada a descoberta mineral do século. Trata-se de um gigantesco depósito de minério de ferro localizado na região de Hamersley, no oeste do país, que deve conter, segundo estimativas preliminares, cerca de 55 bilhões de toneladas de minério. Para efeito de comparação, a jazida de Carajás, uma das maiores do mundo, possuía, quando foi descoberta, aproximadamente 18 bilhões de toneladas de minério de ferro de alto teor.
A nova descoberta reforça ainda mais a posição da Austrália como líder mundial na produção de minério de ferro e deve provocar impactos significativos no mercado internacional, que já vinha sendo pressionado com o início das operações da mina gigante de Simandou, na Guiné.
De acordo com a informação de cientistas, o minério de ferro da região de Hamersley se formou há cerca de 1,4 bilhão de anos, bem menos do que as estimativas anteriores, que se fixavam em 2 bilhões de anos. Isto altera a compreensão que se tem sobre os processos geológicos envolvidos na concentração do ferro, “especialmente aqueles ligados à movimentação dos antigos supercontinentes”.
































Comentários