Metso adquire operações de reciclagem para fortalecer oferta de revestimentos de moinhos
- trapichedperrone
- 12 de ago.
- 2 min de leitura

A Metso está fortalecendo sua capacidade de inovação em reciclagem de revestimentos de moinhos e aprimorando o atendimento ao cliente ao firmar um acordo para adquirir as operações de reciclagem e os recursos de desenvolvimento em tecnologia de aquecimento por indução da TL Solution.
Com sede em Oulu, na Finlândia, a TL Solution é uma empresa privada que já colaborou anteriormente com a Metso no desenvolvimento de tecnologias voltadas à reciclagem de revestimentos.
A Metso foi a primeira empresa do setor a lançar serviços de reciclagem para revestimentos de moinhos Poly-Met™, utilizando tecnologia de aquecimento por indução, uma inovação introduzida em 2022. “A Metso iniciou o desenvolvimento da reciclagem de revestimentos de moinhos há mais de 10 anos. A tecnologia adquirida fortalecerá nossa capacidade de desenvolvimento de tecnologia de reciclagem baseada em aquecimento por indução. A tecnologia é um serviço pioneiro e estamos orgulhosos de dar o próximo passo nessa jornada.
Após nossa colaboração bem-sucedida com a TL Solution, agora estamos adotando essa tecnologia de separação e operações exclusivas internamente. Essa mudança reforça nosso compromisso com a inovação sustentável e a circularidade na mineração”, afirma Martin Karlsson, Vice-Presidente Sênior da linha de negócios de Revestimentos de Moinhos da Metso.
Com a propriedade da tecnologia e o sólido know-how acumulado, a Metso está apta a oferecer serviços e suporte de alto nível de forma consistente. A reciclagem por meio da linha de separação está disponível para clientes que possuem contrato de serviço de revestimento de moinhos.
“Ao ter controle total sobre o desenvolvimento e a implementação de soluções de reciclagem de revestimento de moinho, podemos garantir que nossos serviços sejam consistentemente de alta qualidade, escaláveis e adaptados às necessidades exclusivas de cada cliente”, continua Karlsson. A aquisição está prevista para ser finalizada em agosto de 2025. As partes concordaram em não divulgar o valor da transação, que não tem impacto material nas finanças da Metso.
O serviço pioneiro de reciclagem de revestimentos de moinhos integra o portfólio Metso Plus e já atende clientes de mineração em toda a Europa e na região Nórdica. No Chile, a Metso também oferece a solução, e agora se prepara para expandi-la para a América do Norte.
A iniciativa responde a um dos principais desafios de sustentabilidade da indústria mineral: o descarte de revestimentos desgastados de moinhos. Ao reduzir o volume de resíduos destinados a aterros sanitários e as emissões de CO₂, o serviço contribui para a melhoria da eficiência ambiental e apoia a transição do setor para modelos mais circulares.
O serviço de reciclagem da Metso é viabilizado por uma tecnologia inovadora que permite a separação segura e eficiente dos diferentes componentes dos revestimentos compostos de borracha e metal, como insertos fundidos, placas de desgaste e placas de suporte. A solução é compatível com todos os tipos de revestimentos compostos, incluindo os modelos Megaliner™ e Poly-Met™, além dos revestimentos de borracha convencionais para moinhos.
A Metso também conta com um processo consolidado para a reciclagem de revestimentos metálicos, possibilitando a recuperação e reprocessamento de componentes metálicos para uso na fabricação de novos produtos, reforçando o compromisso da empresa com a circularidade e a sustentabilidade nas operações de mineração.
Comentários