NOTÍCIAS TRAPICHE

Mina Braúna adota tecnologia inovadora para dispor rejeitos finos em pilha e evitar construção das t


Além de ser a primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida em depósito kimberlítico, fonte primária do diamante, a Mina Braúna, de domínio da Lipari Mineração no município de Nordestina, na Bahia, também é a primeira no ramo a implementar uma tecnologia no desaguamento de rejeitos finos para distribuição em pilha, substituindo as tradicionais barragens de rejeito.


A tecnologia trabalha na separação de sólidos e líquidos por meio de um espessador, que gera o underflow (lama) e esta é direcionada para as barragens. Uma centrífuga instalada na Mina Braúna é a responsável por promover o desaguamento do underflow (lama) do espessador, o que proporciona um elevado desempenho na recuperação da água do processo e, consequentemente, reduz o consumo de água nova da captação do rio Itapicuru. Por este motivo, esta nova tecnologia já é considerada como revolucionária no tratamento de rejeitos de mineração e, ao mesmo tempo, mais preocupada com o meio ambiente do que as atuais barragens de rejeito.


O presidente da Lipari Mineração, Ken Johnson, afirmou que o material seco que é produzido pela centrífuga não é prejudicial nem à saúde das pessoas e nem ao meio ambiente, e que a empresa investiu nesta tecnologia “porque é benéfica ao meio ambiente e respeita as características da região onde o empreendimento está inserido. Importamos um equipamento da Alemanha que nos permite recuperar mais de 95% da água usada no processamento do minério kimberlítico, reduzindo consideravelmente a captação de água necessária à operação”.


Fernando Aguiar, Vice-Presidente e Diretor de Operação da Lipari Mineração ressaltou a qualidade da água: “Toda água do desaguamento promovido pela centrífuga é destinada ao processo, com excelente nível de clarificação”. O maior benefício da aplicação desta tecnologia é, sem sombra de dúvidas, a minimização dos impactos e riscos de acidentes ambientais.


Fonte: https://portaldamineracao.com.br/mina-brauna-adota-tecnologia-inovadora-para-dispor-rejeitos-finos-em-pilha-e-evitar-construcao-das-tradicionais-barragens-de-rejeitos/

Em Destaque
Noticias Recentes