top of page

NOTÍCIAS TRAPICHE

Mineradora intensifica testes com soluções energéticas alternativas para substituir combustíveis fósseis em caminhões fora de estrada

  • trapichedperrone
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A Vale anunciou mais um passo em sua jornada para reduzir o uso de combustíveis fósseis em suas operações. A empresa iniciou testes de campo com caminhões fora de estrada abastecidos com biodiesel B30 e B50, capazes de reduzir as emissões em até 35% em comparação ao diesel atualmente utilizado pela Vale no Brasil. Paralelamente, também começou uma nova fase de testes de um caminhão fora de estrada elétrico, cujas avaliações tiveram início em 2022.


A empresa busca viabilizar o aumento da mistura de biodiesel nos caminhões fora de estrada, dos atuais 15%, estabelecidos pela legislação brasileira, para patamares entre 30% e 50%. Testes em bancada realizados desde 2023 indicaram que a alternativa é promissora. Com esses resultados, a Vale avançou, em novembro, para a etapa de testes em campo no Complexo de Mariana, em Minas Gerais, utilizando veículos com capacidade de 190 toneladas.


O objetivo dessa nova fase é monitorar o desempenho dos caminhões por, no mínimo, seis meses, avaliando eventuais adaptações necessárias no veículo ou no combustível para que operem com misturas mais elevadas de biodiesel, mantendo performance semelhante à atual.


“A estratégia de descarbonização das operações industriais está fundamentada na integração de múltiplas tecnologias e rotas energéticas. Para mitigar o consumo de diesel fóssil na frota de caminhões fora de estrada, estão sendo priorizados investimentos em biocombustíveis e etanol, além da adoção de sistemas de eletrificação em aplicações específicas, onde a análise de viabilidade técnica e econômica demonstra maior eficiência operacional”, afirma Carlos Medeiros, vice-presidente executivo de Operações. “O biodiesel, após validação dos parâmetros de desempenho, tem potencial para promover ganhos ambientais relevantes e servir de referência para a adoção em larga escala no setor.”


Além do biodiesel, a Vale firmou acordos com dois de seus principais fornecedores de caminhões fora de estrada para desenvolver motores bicombustíveis, capazes de operar com etanol e diesel (tecnologia dualfuel). Tanto o biodiesel, produzido majoritariamente a partir de óleo de soja, quanto o etanol são produtos em que o Brasil possui forte competitividade, reforçando o potencial dessas soluções em larga escala.

  

 

 
 
 

Comentários


Em Destaque
Noticias Recentes
bottom of page