Produção de caminhões cai mais de 12% em 2025 e reflete desaceleração do setor
- há 7 horas
- 1 min de leitura

Somente no mês de dezembro, a indústria brasileira de caminhões registrou uma queda superior a 40% na produção. No acumulado de 2025, pouco mais de 124 mil exemplares foram montados no país, refletindo a desaceleração do setor ao longo do ano.
Impactada pelo cenário econômico adverso e pela retração nas vendas de veículos zero quilômetro, sobretudo no segmento de caminhões pesados, a indústria brasileira de caminhões encerrou 2025 com queda nos volumes de produção em todos os indicadores comparativos. O desempenho negativo é confirmado pelo balanço oficial da
Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA), a produção brasileira de caminhões totalizou 124,1 mil unidades entre janeiro e dezembro de 2025, o que representa uma retração de 12,1% em relação ao acumulado de 2024, quando foram montados 141,3 mil veículos.
O desempenho negativo se acentuou no último mês do ano. Em dezembro, a produção somou 5,7 mil caminhões, queda de 40,4% na comparação com novembro, quando foram fabricadas 9,6 mil unidades. Frente a dezembro de 2024, período em que a produção havia alcançado 10,7 mil caminhões, o recuo foi ainda mais expressivo, de 46,4%, evidenciando a desaceleração do setor ao longo do segundo semestre.
“Esperávamos mais de 2025, mas não podemos dizer que foi um ano ruim. Ainda assim, tivemos um resultado positivo na produção”, afirmou Igor Calvet, presidente da ANFAVEA.
































Comentários