Pepita de ouro de R$ 112 mil achada em buraco de tatu preocupa cidade baiana
- trapichedperrone
- 21 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Há duas semanas um ocorrido vem movimentando muito os moradores de SantaLuz, município baiano, que vem recebendo cada vez mais pessoas de toda a região após a descoberta de uma pepita de ouro de 804 gramas avaliada em torno de R$112 mil.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) declarou que a pepita foi encontrada por um caçador, em uma área de pesquisa mineral, ao quebrar uma pedra que encobria um buraco onde um tatu estava escondido. A área de pesquisa vem sendo usada pela mineradora Brio Gold, que opera na região por meio da Santaluz Desenvolvimento Mineral LTDA, e não se manifestou sobre o caso.
A imagem da pepita encontrada acabou circulando na internet e atraiu cerca de 500 garimpeiros da região, que, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), já conseguiram extrair mais de 11 quilos de ouro.
O garimpo ilegal está causando nos moradores medo e sensação de apreensão, que temem pela quantidade de pessoas em busca de um mesmo bem comum como relatou a atendente de supermercado Ana Santos Costa: "Todos os dias a gente ouve falar desse ouro, que tem um monte de gente lá. Aqui na cidade ainda não alterou nada, mas a gente teme que pessoas de outros locais possam vir e causem algum problema".
A polícia federal já esteve no local para realizar apreensões de materiais utilizados no garimpo ilegal mas sem sucesso, visto que dias após os garimpeiros já estavam de volta e a cada dia que passa esse número cresce mais.
Dentre todos os estados brasileiros a Bahia é o quarto que mais extrai ouro, chegando a 93.920,47 kg, segundo levantamento sobre extração de ouro no Brasil realizado em 2016 pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pepita-de-ouro-de-r-112-mil-achada-em-buraco-de-tatu-preocupa-cidade-baiana/
Comments