top of page

NOTÍCIAS TRAPICHE

Gerdau anuncia investimento de R$ 3,2 bilhões na área de mineração até 2025



A produtora de aço Gerdau anunciou recentemente que investirá cerca de R$ 3,2 bilhões, entre 2023 e 2025, para ampliar a capacidade de produção de minério de ferro em Minas Gerais.


A previsão é que a capacidade de produção de minério de ferro da empresa na mina de Miguel Burnier, localizada no distrito de Ouro Preto (MG), chegue a 5,5 milhões de toneladas por ano com o investimento.


Em entrevista ao Valor Econômico, o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, apontou que a produção será completamente voltada à fabricação de aço, visando suprir o mercado doméstico. “Nós vamos aumentar a competitividade nossa na produção de aço no futuro através da mineração”, afirmou o empresário.


Segundo a Gerdau, a expectativa é que o investimento seja utilizado para construção de um mineroduto para fazer o transporte da produção para a usina de aço em Ouro Branco (MG), para ampliar a capacidade de extração de minério da mina de Miguel Burnier. Também deve ser feita a compra de equipamentos para manusear o minério dentro da usina.


Uma parte da produção de minério de ferro deve ser destinada ainda ao abastecimento das usinas de Barão de Cocais (MG), Divinópolis (MG) e Sete Lagoas (MG).


“É um projeto sustentável. Do ponto de vista ambiental, a gente elimina completamente o uso de barragem com o empilhamento a seco. A logística de transporte do minério é mais sustentável, elimina o uso intenso de caminhões, o que gera menos emissão de carbono. E tem o impacto social, com o desenvolvimento da comunidade onde a gente atua”, afirmou Werneck.


Segundo o CEO da Gerdau, a produção de aço poderá ainda emitir menos carbono, a partir do uso de minério de qualidade mais alta (com concentração de 62% de ferro), que demanda menos energia em relação a minérios de qualidade inferior.


Ao menos 5 mil postos de trabalho devem ser gerados nas fases de implantação e operação do empreendimento, conforme pontuou a Gerdau.


Em Destaque
Noticias Recentes
bottom of page